segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Construção da paz (Semana do Estudante 02)

JOVEM DA VILA CRUZEIRO RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL PELA PAZ
Em meio ao cotidiano de confronto entre policiais e traficantes que se estendeu durante meses na Vila Cruzeiro, na Penha (Rio de Janeiro), em 2007, uma jovem teve a iniciativa de se manifestar contra a violência na comunidade. Mayra Avellar Neves, então com 15 anos, teve a ideia de promover uma passeata para pedir que os “caveirões” (viaturas blindadas) da polícia, ao menos, não realizassem operações no horário escolar.
A atitude da menina, que reuniu mais de 300 pessoas, não só conseguiu diminuir o número de confrontos na favela, mas também foi reconhecida como uma ação que representa a luta pela paz e conferiu à Mayra o “International Children's Peace Prize” (Prêmio Infantil da Paz). A premiação, equivalente ao Nobel da Paz, só que para crianças e adolescentes, é entregue pela Fundação Kidsrights, na Holanda.
(Fonte: Jornal Extra Online. Publicado em 25/04/2009. Disponível aqui )

A indignação com a situação de violência contra a juventude precisa se transformar em intervenção eficaz na realidade em que estamos inseridos. Se nos sensibilizamos porque passamos pela aflição psicológica, física, social, etc. e/ou porque conseguimos sentir em nós a dor do próximo, importa ir além e agir. Mas nada disso faz sentido se acontece apenas no plano individual. No grupo, na comunidade, podemos viver a fé porque temos fé na vida. Assim, a sede de justiça se converte na construção da paz, porque “a paz é fruto da justiça”, é um processo totalmente alternativo à “paz do cemitério”. Como escreveu Marcelo Yuca, “Paz sem voz não é paz, é medo...”.
(adaptado de subsídio da Semana do Estudante 2009, elaborado pela Pastoral da Juventude da CNBB, disponível aqui )

Nenhum comentário: